quinta-feira, 9 de junho de 2011

Questão Basca- ETA

A questão Basca-ETA, é um grupo terrorista como que deseja alcançar a independência da região do País Basco (Euskal Herria), de Espanha e França. A ETA possui ideologia separatista/independentista marxista-leninista e revolucionária .Surgiu em 1959 originado do Partido Nacionalista Basco (PNV).
Os integrantes da ETA são chamados etarras, nome criado pela imprensa espanhola a partir do nome da organização e do sufixo basco com o qual se formam os gentílicos no idioma.


Em 50 anos , esse grupo terrorista cometeu 825 assassinatos, apresentando como justificativa a luta contra o governo da Espanha pela independência de um território de 20.000 km² e população que mal supera 2 milhões de habitantes. Para "celebrar" o cinquentenário, os terroristas fizeram uma série de atentados em Maiorca, Burgos, Durango e Arrigorriaga – deixando ao menos mais três mortos.


O povo basca
O Povo Basco vive entre a Espanha e a França, sendo respectivamente localizados no nordeste e sudoeste, habitando a região há, pelo menos, 40 anos.
Os Bascos são minorias nacionais, correspondem a um povo que aspira conquistar seu território para colocar em prática sua cultura, seus costumes e não viver subordinado ao governo do país que habitam.A busca incessante pela independência de seu território promoveu o surgimento de um movimento nacionalista chamado de ETA (Euskadi ta Askatsuna ou Pátria Basca e Liberdade). Esse grupo possui características políticas, ideais socialistas e separatistas, o ETA promove atentados urbanos às autoridades do governo e até mesmo à sociedade civil. Os atentados têm como objetivo pressionar o governo Espanhol e Francês a ceder o território para a instauração da nação basca.

2 comentários: